junho 15, 2009

Como perder pode ser bom

É interessante como uma derrota pode ser extremamente produtiva. Como escrevi, no passado sabado competimos em Reading e o meu conhecimento da prova era nulo e nao havia expectativas da minha parte (claro que ganhar seria o objectivo!).

Em primeiro lugar, a prova eram apenas 1500m ao contrario do que me tinham informado. Ou seja, seria mais curta do que pensamos. A nossa preparacao tem como objectivo Henley – 2100m, contra a conrrente e normalmente vento contra. 1500m iriam sempre beneficiar equipas de universidades, que treinam para as Bump Races (prova onde as equipas largam a pouca distancia uma das outras e quem é apanhado perde). De qualquer maneira a Universidade de Manchester era uma certa incognita (no site deles a melhor equipa tinha um lugar 45 na Head of River!?).

O dia estava bastante agradavel. Pouco vento e sol. O local é excelente, embora com algumas curvas. A pista está semi balizada e tem 2 curvas nos primeiros 500m. Um das equipas larga com ½ barco de avanço, devido a desvantagem numa das curvas e eventual corrente (nós largamos com esse atraso...).

O aquecimento foi bastante bom e estavamos bastante satisfeitos. Fizemos uma das nossas melhores largadas (a voga chegou as 43/44). Tivemos de esperar cerca de 10/15min pela equipa de Manchester.
A largada na prova nao correu tambem e penso que a timoneira pediu ritmo muito cedo, ainda por cima porque estavamos atras e a equipa de Manchester deve ter largado bem. Fomos sempre a perseguir o adversario, mas sem sucesso. No final perdiamos por cerca de 2 barcos e, embora nao fosse a nossa melhor prova, nao ficamos descontentes mas apenas desiludidos de nao avancar mais na prova. A equipa de Manchester era realmente mais forte e acabou por perder apenas na final contra Molesey. A nossa prova era semelhante a oitavos de final.

No domingo estava programada uma visita a Henley, para conhecer a pista e la treinarmos. O treinador colocou a hipotese de o fazermos no sabado e domingo treinarmos em Twickenham ou Henley. O Adam referiu que so valeria a pena se os animos nao estivessem em baixo e fosse um treino para reagir. Todos o sentiram e la fomos.

Em Henley conhecemos a pista (em passeio pela margem). Nem vale a pena descrever. É tudo muito “polite” e “posh”. Parece um local de regatas para cavalheiros. Twickenham faz parte de um clube de 7 clubes em Henley que basicamente foi construido para dar apoio aos clubes na regata de Henley.

Fizemos a pista duas vezes. Estava bastante vento, como parece ser normal em Henley. Fizemos alguns exercicios, principalmente para o ataque ser mais rapido e leve. No final, pareceu-me dos melhores treinos que tivemos em termos de equilibrio do barco (temos um certo problema para deixa-lo cair para a voga na parte final da recuperacao). Todos ficaram satisfeitos e praticamente nem nos lembramos que tivemos regata de manha.

Algo que aprendemos (ou percebemos) desta e de outras provas foi que a nossa largada tinha de melhorar. Com o Manchester estavamos atras e ainda perdemos na largada. Na pista, aos 500m estavamos sempre ligeiramente atras e aos 1000m ja iamos lado a lado. Imaginem se a largada fosse ao lados das outras equipas – aos 1000m iriamos na frente. E assim ficou o treino para domingo – largadas.

Estavamos a fazer 3 remadas a ¾ de depois comprido. E 45 segundos depois entrar no ritmo. Sao mais ou menos 250metros. O mister disse que outras equipas poem um maior numero de remadas na largada, ou seja, mais voga. A primeira sugestao do treinador foi 10 remadas a ¾. Fizemos uma e atingimos voga 50. Achamos que a partir da 8ª remada ja perdiamos o controle, então decidiu-se tentar aumentar o comprimento a partir da 8ª remada. E assim foi. Nas remadas a ¾ chegamos as 50 rpm e nas compridas chegamos as 45.
O resultado esta em baixo.




A conclusão, depois de conversarmos e vermos o resultado do GPS, foi que esta largada era mais rápida. Ao fim de 12 remadas conseguimos um ritmo mais elevado e a velocidade do barco parece maior. Como estavamos a fazer largadas contra a corrente atingimos 13,5 mph. Normalmente não chegamos as 12mph contra a corrente. É sempre relativo, mas a velocidade aumentou de certeza.

Sabado iremos ver na Marlow Regatta.

P.s. - Strokeman, podes dar a tanga! forca

4 comentários:

RF disse...

Meu caro,

Este teu blog, com estes posts, reportagens e historias são uma lufada de ar fresco.

Que inveja:) Aproveita e diverte-te pois parece-me, pelo que contas, que isso por aí é muito bom.

Ah, é verdade: as vossas primeiras 3 remadas parecem muito lentas e pesadas. Pq não algo mais curto e em crescendo?

Continua. Força para as próximas regatas.

Abraço,

R. França

Estevão disse...

Obrigado!

Quanto as remadas, optamos pelas 3/4. Ha um problema na equipa no final e acho que se lhe colocassemos umas 1/2 podia correr mal. Mas de qualquer maneira estas remadas sao sempre em crescendo e ate me parecem bem. Mais rapido so iria para o trabalho feito na primeira remada e muita forca so iria deslocar agua e nao o barco.

De qualquer modo, eles ja fizeram varios testes com GPS e chegaram a conclusao que qualquer tipo de largada vai dar ao mesmo. No Ferroviario faziamos sempre 3/4, 1/2, 1/2, 3/4, comprido.

Deixa ver como corre esta largada no sabado/domingo em Marlow.

Abraco

Heráclito Guimarães disse...

Sem dúvida que estou de acordo com o RF quanto ao Blog.
Fico satisfeito por ver que alguém diverte-se e divide o seu divertimento com o povo. Porque é disso que o povo gosta, como já dizía um senhor que nos acompanhou durante muitos anos a divertir-nos nos relatos futebolísticos.

Quanto ao barco também concordo com Estevão, embora tenha a certeza que a tripulação consegue fazer a mesma coisa, mas com mais rapidez e a mesma consistência nessas primeiras remadas. Agora parece-me que a metade da tripulação do lado da proa tem muito menos Watts e medo de se esgotar. Todavia pode ser apenas sugestão visual minha, porque até sou pitosga...lol.

Parece-me também que podem puxar um pouco mais alto nessas primeiras remadas para encontrarem o apoio que procuram de forma a dar a tal estabilidade e segurança que se nota faltar. Dá a dica pelo menosao proa e ao 3 sobre o tronco.Estão a perder remada ao iniciar o ataque quase com o tronco.
Resumindo(nada que vc n saibam):
1- Mais rápido dentro de água nas primeiras;
2- Mais apoiado, puxando um pouco mais acima;
3- Atenção à sequência da remada;

Os bloggers podem dar tb a sua opinião, ia ser giro.
Abraço, parabéns e boa sorte.

Estevão disse...

Viva, obrigado pelas dicas mas por ca tambem temos treinadores ;) e que filmam e tal! o que seria eu chegar a equipa e treinadores e dizer "epa, a malta la de portugal diz isto assim e assado"! poderia dar vos um role de detalhes que cada um de nos na equipa poderia mudar e trabalhar.

Mas se for a mim podem dar as dicas que quiserem, e' sempre bom. Sabendo que neste momento trabalho mais para melhorar o ataque (as gaivotas ja cairam todas) e a recuperacao bracos/tronco. enfim...

se vos mostrasse uma serie a 34/36 voces ate se passavam com o 3... faz para la umas coisas com o tronco...

Deixa ver como corre a largada amanha e logo vos digo!