setembro 20, 2008

Parabéns Sr. Presidente!

Temos de o dizer! Temos de dar os parabéns à FPR e ao seu Presidente - Rascão Marques, pela vitória da candidatura de Montemor-o-Velho à organização do Campeonato da Europa de Remo 2010. Também a Camara Municipal de Montermor-o-Velho e o Governo devem receber os parabéns, pois segundo Rascão Marques também participaram na candidatura.

Portugal ganhou com 15 votos (num total de 29) a organização do Campeonato da Europa, contra duas candidaturas - Duisburg e Trakkai. Pode-se dizer que foi maioria absoluta. Mas nem todos estão encantados, como diz Rascão Marques à LUSA. Pelo menos as outras Federações.

Pessoalmente, não acreditava numa vitória e menos pensaria sensato apresentar uma candidatura. Basta olharmos para a pista que temos e as condições que tem oferecido nos nossos Campeonatos Nacionais. Esta foi provavelmente uma candidatura tipo Euro 2004, quando Portugal se candidatou com uma promessa e um projecto. Uma promessa de cumprir o projecto.

Talvez só assim a "nossa" pista andará para a frente. E agora não podemos olhar para trás e alguém tem de o cumprir. E irá cumpri-lo. Provavelmente será um excelente evento, com uma boa assistência nacional e também uma boa participação portuguesa.

Esta talvez tenha sido a grande vitória e feito desta direcção da FPR e de Rascão Marques. Esta vitória, juntamente com a participação de sucesso nos Jogos Olímpicos, têm obrigatoriamente de nos fazer dar o salto. Os próximos dois anos de remo em Portugal prometem!

A realização desta prova daqui a 2 anos irá de certeza motivar todos os remadores portugueses. Em casa, a FPR irá querer participar em todas as provas. E os nossos remadores vão querer participar. Muitos se vão empenhar mais para representar (bem) Portugal neste Europeu 2010. Alguns irão reconsiderar participar na selecção. A quantidade e qualidade do treino terá de aumentar.

E um maior empenho dos remadores, maior motivação e dedicação irão elevar o nível. E assim se dá o mote para preparar o ataque aos Jogos de 2012. Pois, um ano depois de Montemor 2010 teremos a qualificação olímpica. E dois anos depois, teremos Londres 2012! O Europeu de 2010 será excelente para motivar os nossos remadores durante o próximo ciclo olímpico. Se alguém pensava que o próximo ano ainda não seria importante na selecção, pois é o ano de ressaca, agora já o esqueceu e vai querer treinar para conseguir um lugar no Europeu.

Como também já critiquei, agora dou os Parabéns ao Sr. Presidente por esta vitória. Assim deve ser. Haverá velhos do restelo e criticos, mas a verdade é que só pode ser uma vitória do nosso presidente. Pois apresentar uma pista sem bóias, sem balneários, no meio do campo e sem condições, e conseguir convencer a Europa que existem condições para um Europeu é obra! Terá havido muito marketing e relações públicas. Só pode.

Agora resta saber quem irá trabalhar para concretizar este projecto, se o actual Presidente (pois vai-se recandidatar) ou outros candidatos (até agora, João Oliveira).

Por fim, parece que as bóias não são precisas para um Europeu!!!
(4. Comprometimento da candidatura de Portugal ao Campeonato da Europa de 2010, dado que não estará presente desportivamente, sendo este um dos pontos avaliados. Campeonato em 2010 onde? Em que pista? Com ou sem bóias? - em Circular Nº44/08 Pág. 2)

0 comentários: