agosto 07, 2008

Ficamos a espera...

Futura pista de Montemor-o-Velho quer rivalizar com a dos Jogos Olímpicos

Pequim, 06 Ago (Lusa) - O complexo de canoagem e remo de Pequim2008 é uma referência internacional para as modalidades, mas o futuro projecto de Montemor-o-Velho está também apostado em rivalizar com um dos ex-libris destes Jogos Olímpicos.

“A pista de Montemor-o-Velho vai reunir condições para receber europeus, mundiais e até uns Jogos Olímpicos. Pode ser um pólo de atracção mundial para competições e estágios”, disse à Agência Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem.

O projecto, orçado em cerca de 13 milhões de euros, envolve a construção de um canal de retorno e balizagem na pista de 2,100 quilómetros, bem como edifícios de apoio que englobam um hangar, ginásio e edifício administrativo, bem como uma bancada amovível e os acessos ao complexo e à água.

Um restaurante, posto médico, uma ciclovia e condições para transmissão televisiva também serão uma realidade, tal como uma pista para atletismo, neste caso para aceder às necessidades do triatlo.

Mário Santos lembra que o projecto “está geograficamente perto do núcleo duro da canoagem e remo internacionais, que é a Europa, e apto a ser usado todo o ano, algo fundamental para qualquer desporto que queira evoluir”.

“Não vai ter os luxos da de Pequim, mas estou certo que vai constituir um pólo de atracção internacional, conforme reconheceu há duas semanas o director técnico da federação internacional de canoagem”, conclui, referindo ainda que “em termos de qualidade da água e sustentabilidade ambiental vai ser melhor que a pista de Pequim”.

José Santos, Director Técnico Nacional de remo, está de acordo com a federação internacional (FISA), que considera que a infra-estrutura “vai ser uma das melhores do mundo, com todas as valências necessárias”.

“O projecto está excelente e agora todos esperamos que esteja concluído em breve para que as modalidades possam evoluir com melhores condições de trabalho”, concluiu.

O complexo de Shunyi é uma moderna e ampla infra-estrutura apta a receber provas de canoagem e remo, bem como de slalom, com uma pista artificial: entre muitas mais-valias, destaca-se um complexo com quartos, várias e amplas zonas administrativas, 27.000 lugares de bancada e acessibilidades à água.

in: Futura pista de Montemor-o-Velho quer rivalizar com a dos Jogos Olímpicos (Lusa.pt)

0 comentários: