fevereiro 18, 2009

Remar (finalmente) em Londres


O teste de 1km a voga 24 de ontem faz parte do plano de treinos da equipa de remo do clube de Twickenham, com o qual irei começar a remar. Começei a minha ligação com este clube o ano passado, com o surfboat. Este ano, como queria fazer as provas de surfboat da época (são 6) decidi juntar quem estava interessado e começar a equipa de surfboat. Há cerca de 3 semanas fui a Twickenham e conheci um dos remadores - o Mike. Em conversa ele sugeriu que fosse também remar com eles, nos barcos olimpicos, porque eles não tinham o ritmo de treino dos clubes de Putney e apostavam em remar na àgua ao fim de semana, na fase de inverno. O desafio pareceu-me interessante e a semana passada acabei por ir falar com o treinador - o Gerry.

Fui a Twickenham no domingo e a equipa masculina treinava no ginásio e no ergometro, pois a corrente estava muito forte. Nesta zona mais oeste de Londres, o rio Tamisa tem pequenas represas para controlar o rio e é mais estreito, o que origina correntes bastante perigosas.

Falei melhor com o Gerry entre as duas sessões, onde também conheci alguns dos meus futuros colegas de equipa, e ele disse-me para aparecer no próximo fim de semana para começar a treinar. Nos entretantos, disse que iria enviar uma password e username para eu entrar no site do clube e colocar a minha disponibilidade para o fim de semana anterior, até quinta-feira. Assim ele pode saber quem vai treinar e saber com quem contar, para não haver surpresas de última da hora. Um sistema simples e muito útil.

O "mister" também me disse que o plano de treinos tem um pseudo-teste de 1km, a voga controlada (24), duas vezes por mês. Disse-me que é uma das formas de terem controlos fisicos, sem fazer muitos testes de 2km (que também fazem)! Parece que este metodo é moda aqui no Reino Unido. Disse-me que se multiplicarmos por dois o tempo que fazemos nesses 1km, dá sensivelmente o tempo que fariamos aos 2km. Também me disseram que a equipa nacional britânica faz muito isto e que principalmente a esse nível os tempos batem muito certo. Ao nível de clube e dependendo do nivel fisico do atleta, há pequenas variações.

Depois destes 1km na máquina, bisemanais, o Gerry faz a correcção do tempo em relação ao peso e publica um ranking dos melhores 16 tempos - supostamente que fariam os dois 8+ masculinos do clube.

Como calculam fiquei logo com ideias de fazer o meu e saber como estava em relação ao resto da equipa. Relação esta que ainda desconheço!

Ontem fiz o pseudo-teste e marcou 3:23.9. Ou seja, estaria na casa dos 6:48 aos 2km. Eu disse ao Gerry, no domingo, que deveria estar a fazer ligeiramente abaixo dos 7min. Queria eu dizer entre os 6:55 e os 7min. Mas isso só se saberá quando for à máquina e tiver de ser!

E como diriam - o que tem de ser, tem muita força!

Nota: agora com esta nova aventura, as noticias serão mais frequentes!

1 comentários:

RF disse...

Esses pormenores são fantásticos.
Coisas simples.

Programação dos treinos e disponibilidade no site do clube?! Muito bom.

Dps esse tipo de teste parece porreiro. Sendo a voga controlada, não é tão chocante psicológica e, pelos vistos, tb serve para avaliação rigorosa. Sim sr, Bom sistema.