Hoje competi no primeiro dia da Metropolitan Regatta, na pista de Eton. No local onde se realizaram os Campeonatos do Mundo de 2006 e onde serão os Jogos Olimpicos de 2012 Os ingleses chama-lhe Dorney Lake.
Começando pela pista, é simples e um espectáculo. Tudo verde à volta, canal de aquecimento com duas pistas e tudo o resto que uma pista de categoria mundial tem! Este ano usaram largadas por sinais luminosos. Em cada pista há uma caixa com duas luzes, uma vermelha e outra verde. E pelo que me disseram, não existia o ano passado. Foi uma novidade para mim e para o resto da equipa.
Competimos na primeira eliminatória de M8+ Intermidiate 2. Eram 7 equipas, entre as quais Molesey e Cambridge. Houve ainda outras 2 eliminatórias de 7 equipas. Apenas se qualificavam as primeiras duas para a final A. Sabiamos à partida que era uma prova dificil e ainda por cima a eliminatória parecia ser a mais dificil. Também era a primeira vez que competiamos em IM2. Na regata de Twickenham e na HORR competimos em IM3, categoria abaixo da IM2.
Esteve um dia de céu limpo mas com vento - contra por sinal. Na largada estava bastante mareta e mais parecia estarmos no mar (ou no Tejo). Sabiamos que teriamos de realizar uma prova muito boa para passar, mas achámos que era bem possível.
Fizemos as tres primeiras remadas da largada bem controladas e penso termos ficado um pouco para trás (isto sem ter olhado para o lado). A equipa á nossa esquerda (Univ. Bristol na pista 7) largou que nem um foguete, nunca mais os vi. Mas passadas 10 remadas já estavamos com o resto do grupo. Normalmente fazemos uma largada de 45 segundos, mas hoje a timoneira não contou o tempo e chamou pelo ritmo mais cedo. Pareceu-me que ainda iamos em largada, mas obedeci. Baixamos para umas 35/36 rpm, como combinado. O ritmo (voga) começou a baixar gradualmente até chegarmos às 34. O vento dificultava as coisas e a afinação dos remos pareceu-nos um pouco pesada. Ainda antes dos 1000m os braços estavam pesados e doridos. O ritmo baicou para as 32, embora eu tentasse sempre lançar as mãos o mais rápido possivel. Mas parecia pedra. Mesmo assim aos 1000m só levavamos cerca de 1 barco de atraso para os lideres. Iamos em 5º. Para o resto da prova não conseguimos recuperar mais tempo e só nos últimos 500, com menos vento conseguimos soltar mais um pouco. No final, a Univ Bristol vencia e Cambridge não sabia se tinha aguentado a investida de outra equipa. Nós terminavamos a 2 a 3 barcos de Cambridge.
Não foi a nossa regata mais brilhante, o que nos deixou confiante para amanhã. Sabemos onde podemos e temos de melhorar. Amanhã seremos uma equipa mais experiente. De referir que 2 remadores faziam a sua primeira regata em pista. O Jimmy (Australiano) só começou a remar este ano (mas é forte). Outro só tinha remado na Universidade e era a primeira prova de 2km num 8+. Não são desculpas, mas sim dizer que é uma equipa com potencial e bastante rápida para a experiência que temos!
As duas equipas que venceram a nossa eliminatória dominaram por completo a final, deixando nos satisfeitos de ter perdido mas com os melhores. Se tivessemos ido á final talvez não ficassemos muito mal. E a 2ª classificada na terceira eliminatória apenas fez menos 1seg que nós. Fizemos 6:50 de manhã, o que mostra o vento que estava. Pensamos ser capazes de fazer abaixo de 6:10 (no minimo) porque já derrotamos (e bem) equipas que fizeram 6:20. Claro que os tempos são sempre relativos, mas...
Amanhã só haverão 2 eliminatórias e passam os 3 primeiros. Em principio estaremos nos favoritos (pelas nossas contas) a passsar. Pensamos conseguir remar melhor e os tempos de hoje assim o indicam. Mas nunca se sabe como remaram e como podem melhorar as outras equipas. Mas vai ser interessante. Espero é não estar (mais) vento.
maio 30, 2009
Metropolitan Regatta - 1º dia
Etiquetas: 8+, eton, metropolitan regatta, pista
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Eis, Estevão.
É pah, parece-me que estão a fazer vogas muito baixas.
Puxa por esses gajos!
Abraço e boa sorte para as próximas regatas.
Tens razao, mas foi o possivel. De qualquer maneira o que interessa e' o andamento ;)
No domingo ja andamos nas 34/35.
Os USA ganharam os JO em 2004 e o iam a 35 a meio da prova ;)
Enviar um comentário